Reeducação alimentar é um termo muito comentado ultimamente como o "segredo" para eliminar peso e ter uma vida mais saudável, livre de doenças e do efeito sanfona. Mas você sabe no que consiste esse processo?
Durante toda a nossa vida, principalmente na infância, aprendemos o que e como devemos comer com nossos pais e pessoas da nossa convivência, nem sempre alimentos saudáveis.
Aí é que entra a reeducação alimentar, que na verdade consiste na mudança de alguns hábitos, mas sem deixar de fora o que faz parte da cultura do indivíduo.
A principal coisa que devemos aprender é que a reeducação alimentar não consiste em deixar de comer tudo o que gosta e passar a comer somente frutas, verduras, legumes e alimentos light. Muito pelo contrário, é aprender que você pode comer tudo, mas sem exageros e de forma equilibrada.
O ideal é que o processo seja feito individualmente e com orientação de uma nutricionista, pois uma recomendação pode ser adequada para uma pessoa mas não será para outra. Deve-se levar em conta o estilo de vida, assim como a presença de doenças pré-existentes.
Mas de maneira geral podemos pontuar algumas atitudes que qualquer pessoa pode adotar para "reeducar" a sua alimentação:
- Beba de 8 a 10 copos de água por dia;
- Evite o consumo de alimentos industrializados e fast-food;
- Substitua refrigerantes por sucos de frutas naturais;
- Inclua alimentos integrais no seu cardápio;
- Evite o consumo de alimentos ricos em gordura como: frituras, carnes gordas, queijos amarelos, manteiga;
- Doces são permitidos, mas esporadicamente e em pequena quantidade;
- Pratique atividade física regularmente.
Agora veja um exemplo de cardápio balanceado para a sua reeducação alimentar:
TABELA DE SUBSTITUIÇÃO
Mudar hábitos não é fácil. É uma tarefa que requer esforço e disciplina, mas é possível. Quando o objetivo maior é a saúde, a prevenção de doenças e o melhor aproveitamento do organismo, o esforço vale a pena.
E o mais importante, tenha prazer ao se alimentar. Tudo o que fazemos encarando como sacrifício e sofrimento, não conseguimos manter por muito tempo.
FONTE: https://cyberdiet.terra.com.br/reeducacao-alimentar-12-1-12-5.html
Com certeza perder peso é muito difícil, entretanto mais difícil ainda é mantê-lo estável. O motivo? Para perder peso ficamos estimuladas pelo resultado positivo, e mesmo que fazer exercícios seja cansativo, nos esforçamos para terminá-los. Porém, quando alcançamos o objetivo final sentimos que podemos relaxar e é aí que mora o perigo.
Nessas horas parece que a balança vira nossa inimiga nº1 e qualquer excesso pode ser a gota d’água! Mas calma, na verdade é mais fácil do que imaginamos.
O erro todo começa na hora em que as pessoas procuram dietas, quando na verdade deveriam buscar melhores hábitos alimentares, assim como afirma a nutricionista da clínica da UNIFESP, Elaine de Pádua: “Dieta é algo que não tem um resultado tão bacana porque se faz por um determinado tempo. O que as pessoas precisam fazer é uma reeducação alimentar”.
Essa reeducação abrange comer de três em três horas, tomar bastante líquido, três porções de frutaspor dia (pelo menos) e procurar não pular refeições. De acordo com a nutricionista, isso deve ser mantido para o resto da vida.
“Quem faz dieta se preocupa com calorias e na verdade deveria pensar na qualidade do que é ingerido, no valor nutricional do alimento, nas vitaminas e minerais”, diz Elaine:. E acrescenta: “Deve-se incluir fibras no cardápio, como linhaça, aveia e trigo. Desta forma, o intestino funciona melhor e o metabolismo fica mais rápido.”
Outra grande dica para adicionarmos aos nossos hábitos é evitar o consumo do sódio, pois ele retém líquidos e isso não é nada legal.
E os exercícios, onde se encaixam? Pasmem, pois 70% dos resultados são parte da dieta e apenas 30% são decorrentes das atividades físicas. “É interessante a pessoa praticar exercícios, pois se ela comer um pouquinho a mais já equilibra, então é super bem vindo”, complementa a nutricionista.
O Ministério da Saúde publicou que 30 minutos de exercício por dia, seja na academia ou em uma simples caminhada, é o suficiente para uma boa saúde. Sendo assim, fica mais do que fácil ter uma boa alimentação e ser saudável. Viram como é simples manter o peso?
Fonte: https://www.bolsademulher.com/corpo/apos-vencer-a-dieta-como-manter-o-peso/
PS: UM SEGREDINHO MUITO EFICAZ (CONSUMA 2 CASTANHÁS DO PARÁ NO CAFÉ DA MANHÃ E 5 CASTANHAS DE CAJU NO JANTAR, POIS É ESSENCIAL PARA QUEM PENSA EM PERDER UNS KG, MANTER O PESO ALCANÇADO E TER BOA SAÚDE). PARTICULARMENTE NÃO RECOMENDO O USO DA CARNE DE PORCO E SEUS DERIVADOS, NÃO SÓ POR QUESTÃO DE PRINCÍPIOS BÍBLICOS (LEIA DEUTERONÔMIO 14:8), MAS POR QUESTÃO DE SAÚDE MESMO. JÁ FOI CIENTIFICAMENTE COMPROVADO, QUE A CARNE DE PORCO PODE OCASIONAR VÁRIAS DOENÇAS AO SER HUMANO, TENHO CASO NA FAMÍLIA, SEI O QUANTO É SOFRIDO.